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15 de Maio de 2024

Banco deve indenizar cliente por redução no limite do cartão de crédito

há 7 anos

Banco deve indenizar cliente por reduo no limite do carto de crdito

Com a mudança, consumidora foi forçada a realizar pagamentos com o limite do cheque especial, com juros de 11%

O Banco Santander foi condenado a pagar indenização de R$ 7.000,00 a cliente que teve o limite dos cartões de crédito diminuídos expressivamente, sem autorização ou aviso da alteração, sendo forçada realizar os pagamentos com o limite do cheque especial. Devido ao alto valor dos juros, a consumidora não conseguiu quitar as dívidas e teve seu nome foi incluído no SPC e SERASA.

A decisão é do magistrado Luciano Andrade de Souza, da 8ª Vara Cível da Capital e foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico desta sexta-feira (3).

O juiz explicou que, de acordo com a súmula n.º 297 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras, e que o consumidor é a parte vulnerável na relação jurídica com o fornecedor, pois se sujeita às práticas de fornecimento de produtos e serviços no mercado de consumo.

“Depreende-se dos autos que a redução do limite dos cartões de crédito levou a autora a utilizar o cheque especial, com a cobrança de juros abusivos, o que culminou com a sua inscrição nos órgãos de proteção ao crédito. No presente caso, sem dúvida alguma, serão aplicados os ditames e as proteções advindas do Código de Defesa do Consumidor, que possui princípios orientadores da relação de consumo como a vulnerabilidade do consumidor, a boa-fé objetiva, a transparência, a responsabilidade civil objetiva do fornecedor, dentre outros princípios”, afirmou o juiz.

Cliente desde 1997 e demonstrando ser boa pagadora, o banco passou a lhe oferecer diversas linhas de crédito, como imobiliários, para financiamento de veículos, dentre outros. Em março de 2014, a cliente foi comprar uma chuteira para seu filho e a compra não foi autorizada. Acreditando que era um problema na máquina da loja, a consumidora tentou passar o cartão em um posto de gasolina e também não conseguiu efetuar o pagamento.

Ao procurar o banco, a cliente foi informada que teve, sem qualquer razão aparente, o limite do seu cartão de crédito Visa Santander Platinum reduzido de R$ 15.400,00 para R$ 2.079,30, e do cartão Mastercard Santander Elite de R$ 8.390,00 para R$ 4.100,00. Além dessa redução, o banco aumentou, excessivamente, o limite do cheque especial, sem autorização da cliente, passando de R$ 10.000,00 para R$ 21.100,00.

Devido a diminuição brusca nos limites dos cartões de crédito, a consumidora foi forçada realizar os pagamentos com o limite do cheque especial o que lhe ocasionou, em apenas 1 mês, juros superiores a R$ 3.500,00.

A cliente alegou que o Banco Santander foi o único beneficiário destas alterações, pois, anteriormente, pagava, a título de juros bancários, uma taxa fixa de R$ 16,00, muito diferente dos juros de 11% do cheque especial.

Ainda de acordo com o processo, a mulher estava afastada de seu emprego de gerente de Banco em razão de um acidente de trabalho, recebendo, apenas, o valor de R$ 3.292,91 mensais, correspondente ao benefício previdenciário, o que aumentou a sua impossibilidade de pagar o valor dos juros referentes ao cheque especial.

Assim, seu nome foi incluído no SPC e SERASA. A autora da ação destacou ainda que por ser gerente de Banco, não pode ter o nome inscrito nos cadastros de restrição ao crédito, sob pena de ser demitida por justa causa.

A instituição financeira também deverá arcar com as custas processuais e honorários advocatícios.

Matéria referente ao processo nº 0732100-45.2014.8.02.0001

TJAL

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A decisão de aumentar ou diminuir o limite é do banco, de acordo com sua análise de crédito e outros fatores internos. Mas deve comunicar previamente o cliente. Se não o fez, deve pagar pelos prejuízos causados. continuar lendo

Sim, e comunicar o que realmente levou o banco a tomar tal decisão, não apenas ' senhor, é política da instituição'. Nesse caso, não há, de fato, comunicação alguma, quase um silêncio por parte do banco, talvez na tentativa de impedir providências por parte do cliente. continuar lendo

O meu limite de crédito do santander foi dobrado, sem minha autorização, no meio de transações fraudulentas. Será que consigo ganhar a causa, pelo menos para que o banco não cobre os valores referentes àqueles que foram superiores ao limite que eu tinha?
Foram realizadas 7 compras, das quais 2 foram canceladas pela inteligência artificial do banco. Apesar disso, o banco liberou 5 compras e ainda aumentou meu limite no meio de transações atípicas, que foram feitas em um curto período de tempo. O banco se recusa a oferecer a minha fatura detalhada, para que eu possa acionar o procon. continuar lendo

O meu limite de crédito do santander foi dobrado, sem minha autorização, no meio de transações fraudulentas. Será que consigo ganhar a causa, pelo menos para que o banco não cobre os valores referentes àqueles que foram superiores ao limite que eu tinha?
Foram realizadas 7 compras, das quais 2 foram canceladas pela inteligência artificial do banco. Apesar disso, o banco liberou 5 compras e ainda aumentou meu limite no meio de transações atípicas, que foram feitas em um curto período de tempo. O banco se recusa a oferecer a minha fatura detalhada, para que eu possa acionar a justiça. continuar lendo