Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

A Lei Antitruste e a Estruturação do Sistema Brasileiro de Concorrência

há 7 anos

A Lei Antitruste e a Estruturao do Sistema Brasileiro de Concorrncia

A LEI ANTITRUSTE E A ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA BRASILEIRO DE CONCORRÊNCIA

THE ANTITRUST LAW AND THE STRUCTURING OF THE BRAZILIAN SYSTEM OF COMPETITION

Resumo: Esse artigo trata das novidades legislativas trazidas com a publicação da Lei nº 15.529 de 2011.

Summary: This article deals with the legislative novelties brought to the publication of the new State of Responsibility Law, Law No. 15,529 of 2011.

Palavras-chaves: Mercado, Concorrência, CADE, Direito Econômico Financeiro, Concentração.

Keywords: Market, Competition, CADE, Economic Law Financial, Concentration.

Sumário: 1 APERFEIÇOAMENTOS DA LEI EM RELAÇÃO A LEI 8.884/94; 2 NOVIDADES INTRODUZIDAS PELA LEI 15.529/2011; 3 INFRAÇÃO A ORDEM ECONÔMICA, 4 ESTRUTURA VERTICAL E HORIZONTAL.

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal prevê no Art. 170, pressupostos para a intervenção do Estado na Ordem Econômica e Financeira do país. Para tanto, deverá ser observado alguns princípios primordiais para que sejam realizadas políticas de manutenção da ordem, assegurando os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa previsto no art. , inciso IV da CRFB.

Como parte dessa intervenção na Ordem Econômica e Financeira, analisaremos a política antitruste do Brasil, que teve início nos anos 60s, quando da instituição do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (CADE), em 1962. A principal função do CADE era a intervenção em condutas anti-competitivas. Continue lendo...

  • Sobre o autorAvvocato Meggie Lecioli Advogada Cidadania Italiana
  • Publicações299
  • Seguidores389
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações383
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-lei-antitruste-e-a-estruturacao-do-sistema-brasileiro-de-concorrencia/417815294

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)