jusbrasil.com.br
13 de Agosto de 2022

O que é o visto de residência eletiva?

Requisitos de visto de residência eletiva

Advogada Meggie Lecioli, Advogado
há 4 meses

O que é o visto de residência eletiva?

O visto de residência eletiva permite a entrada do estranfeiro no território italiano com uma duração superior a noventa dias.

O visto de residência eletiva é aplicável ao estrangeiro que pretenda se estabelecer na Itália e seja capaz de se manter de forma independente, sem exercer qualquer atividade laboral.

A duração do visto é de 1 ano. Dentro dos primeiros 8 dias da chegada o estrangeiro deve solicitar a emissão da respectiva autorização de residência na Sede da Polícia local, Questura, utilizando o kit postal. O visto de residência eletiva não permite a realização de trabalho.

Requisitos de visto de residência eletiva

Para requerer o visto de residência eletiva, o estrangeiro deve apresentar garantias adequadas e documentadas quanto à disponibilidade prévia de uma casa para residência, e de suficientes recursos econômicos.

Os recursos poderão vir de propriedades ou direitos como pensões, rendas, posse de imóveis, de atividades economicas que não sejam o emprego subordinado.

Após demonstrar atender aos requisitos economicos especificados na legislação italiana (Portaria Interministerial MAE 850/2011) o visto deverá ser concedido.

Será necessário ainda realizar um seguro de saúde internacional (válido em todos os países Schengen) com duração mínima de 30 dias e com cobertura mínima de € 30.000 para despesas de hospitalização de emergência e taxas de repatriação.

Caso decida por comprar um imóvel para uso residencial na Itália, a Embaixada da Itália aplica o "requisito econômico mínimo" automaticamente. Neste caso deverá apresentar a escritura notarial ou o contrato preliminar de compra, neste caso a autorização de residência será emitida após a apresentação da escritura notarial.

Prestamos suporte para escolha do imóvel de residência, bem como a posterior fase de compra ou locação.

Agende uma chamada conosco para saber se você é elegível para se candidatar à residência eletiva na Itália. Link WhatsApp: https://wa.me/393755164661

Para obter informações mais detalhadas sobre os procedimentos a serem seguidos, consulte-nos via WhatsApp ou via e-mail em info@leciolivasconcelos.com.

Informações relacionadas

Dr Samuel Tonezer, Advogado
Artigoshá 6 anos

Novas regras vão facilitar obtenção de dupla cidadania Italiana

Advogada Meggie Lecioli, Advogado
Artigosano passado

União civil e o Direito à Cidadania Italiana para pessoas do mesmo sexo

Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região
Jurisprudênciahá 17 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região TRT-22 - REMESSA EX-OFFICIO E RECURSO ORDINÁRIO: RO XXXXX99992222005 PI 02431-1999-922-22-00-5

Advogada Meggie Lecioli, Advogado
Artigoshá 3 anos

Residenza Elettiva, Permesso, Carta di Soggiorno Itália

Advogada Meggie Lecioli, Advogado
Artigoshá 4 anos

Como localizar uma certidão de nascimento na Itália?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)